top of page

A chave de casa é a adaptação para o cinema do premiado romance de estreia da carioca Tatiana Salem Levy. Já publicado em diversos países, dentre eles Austrália, Portugal, França, Itália, Espanha e Turquia, o livro recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2008, foi finalista do prêmio Jabuti e firmou a autora entre os destaques da nova geração de escritores brasileiros.

 

O longa-metragem A chave de casa, com roteiro de Thaís Guisasola, será dirigido por Simone Elias, produzido por Julia Bock e estrelado por Camila Pitanga. O filme será coproduzido pela Biônica Filmes e distribuído pela Elo Company.

 

A Chave de Casa entrelaça a história de três gerações de uma família, vista pelos olhos de Djamila (Camila Pitanga), neta de um imigrante turco que chegou ao Brasil no começo do século 20. Djamila se vê trancada num quarto, imobilizada, sob o impacto da morte precoce da mãe e de uma relação amorosa destrutiva. Tendo nas mãos a chave de uma porta distante no tempo e no espaço, que lhe foi confiada pelo avô, ela decide decifrar a saga da família para romper o imobilismo. Em uma viagem para a Turquia, Djamila refaz, no sentido inverso, o percurso das gerações anteriores, e olha com os olhos do presente para as experiências da imigração e do exílio. Ao ligar os fios de sua própria história, ela vive uma nova relação amorosa e dá nova interpretação aos legados familiares, à herança e à chave de casa que lhe foi confiada.

 

bottom of page